O método terapêutico que utiliza o cavalo em uma abordagem interdisciplinar nas áreas de Saúde, Educação e Socialização é o grande pilar do Centro de Equoterapia. A unidade é o diferencial técnico da Assopoc, pois viabiliza um atendimento diferenciado para idosos, adultos, jovens, crianças e pessoas com deficiência.
Veja como atuamos Rico no verde de sua vegetação, na beleza de suas cores e nas inúmeras possibilidades. O Centro de Equoterapia beneficia seus praticantes desenvolvendo principalmente a coordenação e o equilíbrio. Promove a autoestima e a autoconfiança deixando a sensação de bem-estar. As crianças, os deficientes, os idosos e as comunidades terapêuticas usufruem do ambiente adequado e especializado. Os resultados podem ser vistos em poucas sessões. Sua equipe multidisciplinar atuante,inclui fisioterapeuta, psicóloga, fonoaudióloga e pedagoga. A unidade valoriza as dimensões sociais e humanas possibilitando a inclusão social. A equoterapia faz com que as pessoas se tornem mais afetuosas e integradas aos grupos, devido ao contato com seu protagonista o cavalo, nosso principal recurso terapêutico.Para os idosos da unidade Lar dos Idosos o Centro é sinônimo de bem-estar e qualidade de vida. A habilitação e reabilitação diminuíam as dores no corpo e previne a evolução de doenças comuns a eles. Para as pessoas com deficiência da Apae-Crucilândia, o Centro é visto como um mundo de possibilidades. Através das atividades equoterápicas os ganhos de equilíbrio e a normalização do tônus muscular são sempre destacadas. Os pequenos praticantes do Centro Infantil possuem um novo olhar para a unidade voltado para o lúdico.
Você sabia que os idosos frequentadores do Centro possuem uma horta pra chamar de sua? Isso mesmo! Com apoio da equipe técnica, os idosos são convidados a se aventurarem no mundo do plantio e da colheita de alface, da couve e de diversas outras hortaliças que vão direto para o prato de cada beneficiado.