Conheça a Assopoc

Entenda toda a história por trás da instituição filantrópica forte que a Assopoc se tornou e vem se tornando, graças ao seu apoio.

Quem somos

Com mais de 25 anos de trajetória solidária, a Associação dos Protetores das Pessoas Carentes (Assopoc) é referência na assistência social e no acolhimento de idosos, adultos, jovens, crianças e pessoas com deficiência múltipla e intelectual.

Ao todo, a entidade tem quatro unidades, sendo elas: Lar dos Idosos, Residência Inclusiva, Creche e Centro de Equoterapia. Todas estão localizadas na cidade de Crucilândia, Minas Gerais, e, juntas, beneficiam mais de 490 pessoas em situação de vulnerabilidade social da zona rural e urbana da região.

A unidade Lar dos Idosos São Geraldo é, hoje, uma das maiores Instituições de Longa Permanência para Idoso, ILPI, de todo o estado mineiro — o que a coloca em posição de destaque quando o assunto é acolhimento de excelência para pessoas com mais de 60 anos.

Além das quatro unidades, a Assopoc é responsável pela manutenção financeira e administrativa da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, a APAE-Crucilândia. O apoio garante que mais de 80 usuários sejam atendidos com programas voltados para a inclusão e promoção da autonomia da pessoa com deficiência.

Missão

Acolher pessoas em estado de vulnerabilidade e risco social, melhorando a sua qualidade de vida e resgatando a sua dignidade humana.

Visão

Ser uma das melhores instituições filantrópicas de acolhimento de pessoas em estado de vulnerabilidade e risco social.

Valores

Acreditamos plenamente na solidariedade, seriedade, comprometimento, perseverança e transparência como sendo os principais valores da Assopoc.

Nossa história

O ano de 1994 pode ser apontado como o início do que, hoje, constitui a Assopoc. Isso porque foi nessa data que o empreendedor social – atualmente, presidente da entidade – Sérgio Coelho, iniciou sua rede de solidariedade.

Naquele ano, ele fez sua primeira visita para a até então Vila Vicentina de Crucilândia e, logo, se sensibilizou com a precariedade em que idosos e famílias inteiras viviam. O que começou como uma visita para um auxílio pontual terminou com a criação de uma nova entidade, que transformou a vida daqueles que ali residiam, por meio do Lar dos Idosos Assopoc.

Com um conceito totalmente voltado para o acolhimento humanizado, a entidade filantrópica foi percebendo novas demandas sociais para outros nichos de beneficiados. Assim, aos poucos, e mediante a necessidade latente da região, a instituição criou a Creche, o Centro de Equoterapia e, mais recentemente, a Residência Inclusiva — além de, desde o início, ser a mantenedora da APAE da cidade de Crucilândia.

De lá para cá, os números aumentaram, e o impacto gerado com o trabalho filantrópico também. Isso resulta, hoje, em um total aproximado de 490 vidas beneficiadas pela Assopoc.

Os ODS da Assopoc

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são um conjunto de diretrizes estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU), que consolida uma nova agenda de desenvolvimento para o mundo. Ao todo, 17 ODS compõem esse documento, e as instituições filantrópicas guiam suas atuações por uma ou mais ODS.

Conheça as ODS da ASSOPOC:

Nossas certificações

A Associação dos Protetores das Pessoas Carentes é reconhecida como Entidade Filantrópica de Utilidade Pública e, ao longo desses mais de vinte anos de história, acumulou certificações de extrema relevância para a comunidade filantrópica nacional. Uma delas é a Certificação de Entidades de Assistência Social (CEBAS).

Escritório de BH
Rua Engenheiro Ocelo Cirino, 55
Estoril - Belo Horizonte/MG
31 3378-2107
Sede
Rua São Vicente de Paula, 175
Vicentino - Crucilândia/MG
31 3574-1190
icone para o facebookicone para o facebookicone para o facebook
Marca Ingage