Esse diferenciado modelo de acolhimento foi instaurado na mais nova unidade da Assopoc em 2020, para ofertar um Serviço de Acolhimento Institucional no âmbito da Proteção Social Especial de Alta Complexidade e ajudar jovens e adultos com deficiência.
Atualmente, a unidade de Residência Inclusiva atende jovens e adultos com deficiência, em situação de dependência, ou seja, que não disponham de condições de se auto sustentarem ou receber qualquer apoio da família.
O grande objetivo da Residência é romper a prática de isolamento, incluindo os usuários no convívio comunitário e propiciando a construção progressiva da autonomia e protagonismo para os 10 acolhidos. A unidade é totalmente adaptada, com estrutura física adequada e com equipe especializada disponível 24 horas ao dia, 7 dias por semana.
Essa primeira unidade da Residência faz parte de um projeto mais amplo de assistência, que visa aumentar o número de residências existentes — com o projeto de construção de mais 09 unidades, a fim de beneficiar 100 pessoas.